O Aberto do Brasil é o maior do país, fazendo parte do PGA Tour Latinoamérica que é o principal circuito de golfe profissional do continente. O torneio acontece nesta semana de quinta a domingo (12 a 15), no Campo Olímpico de Golfe no Rio de Janeiro.
Nesta segunda-feira (9), foi realizado o Monday Qualifying onde foram classificados 19 golfistas profissionais e amadores. Entre os classificados está o paranaense Daniel Celestino, que finalizou o dia com 75 tacadas. Celestino é o atual líder do ranking nacional juvenil, e pelo seu desempenho garantiu a vaga para participar junto aos profissionais.
Daniel Celestino (Graciosa Country Club) e Alexander Korioth se juntam aos profissionais paranaenses, Pablo de La Rua (Pine Hill Golf Club) e Odair Lima (Maringá Golf Clube) já classificados pelo critério de ranking.
A quarta-feira (11), será destinada para o ProAm, evento de confraternização em que equipes formadas por um profissional e amadores convidados dos patrocinadores e da CBG disputarão o pódio.
O presidente da Federação Paranaense e Catarinense, Sakae Tamura e o Diretor Social Antenor Neves estarão presentes participando do ProAm e prestigiando o torneio. Em apoio a CBG, a FPCG disponibilizou os colaboradores Adriano Herrero e João Rodolfo, para trabalhar na organização do evento. Os mesmos estarão atuando em diversas áreas, adquirindo mais conhecimento e experiência.
Rolex é o relógio oficial da CBG e do Aberto do Brasil. O evento tem patrocínio da Bupa, Embrase Segurança e Serviços e Bodega Garzón Uruguay, com apoio do PGA Tour Latinoamérica, Campo Olímpico de Golfe e revista Golf & Turismo. O Hospital Pequeno Príncipe é o parceiro de responsabilidade social da CBG e do evento. A Telecall é a fornecedora oficial de internet do campeonato. O torneio também conta com apoio do Comitê Olímpico do Brasil, com recursos da Lei Agnelo Piva. A organização é da Confederação Brasileira de Golfe (CBG).
Créditos da foto da capa à Renato Sette Câmara