Campeão nacional de golfe nos Estados Unidos. Este foi o título conquistado pelo paranaense Daniel Celestio na última semana, ao lado de seus companheiros de universidade, no Avalon Golf and Country Club, em Ohio.
Um feito e tanto para os cinco golfistas da Nova Southeastern University (NSU), que fica em Fort Lauderdale, na Florida. É nela que Daniel, de 22 anos, estuda e joga desde 2018, quando saiu do Brasil como líder do ranking juvenil.
A conquista do “National Golf Championship – Division II” veio depois de vencer, na final, a Oklahoma Christian University. Mas para chegar até ela, o caminho foi longo.
O primeiro estágio para chegar ao Nacional era passar pelo campeonato da Conferência. Nele, as universidades brigam por uma vaga no Regional, para o qual os garotos da NSU passaram direto, já que eram o 6º melhor time no ranking nacional, o que os garantiu uma vaga.
No segundo estágio, o torneio Regional, a briga acontece entre 20 times. Apenas os seis melhores colocados qualificam para o National Championship, e o time de Daniel ficou com a vaga ao conquistar o 3º lugar.
“Esta era uma das partes mais difíceis do caminho. A nossa região é muito forte no golfe. Desses 20 times, sete estão ranqueados dentro do top 8 do país. Então a gente sabia que precisaria ir muito bem nesta etapa”, explica Celestino.
A disputa do National Championship
Já dentro do Nacional, foram três dias de disputas em Stroke Play contra 20 times. Apenas os oito primeiros avançavam. Daniel e seus colegas da NSU ficaram com a 6ª posição.
O próximo passo era encarar os Match Plays. Nesta fase os cinco jogadores de cada universidade se enfrentam individualmente em jogos de 18 buracos. A equipe que vencer mais jogos ganha e avança para a próxima fase.
No primeiro, venceram o 3º colocado e, no mesmo dia de tarde, venceram também o 2º da Barry University, coincidentemente, seus grandes rivais, localizados em uma cidade vizinha na Flórida.
“Eles são os segundos melhores do ranking do país, então a vontade de ganhar era muito grande. E para mim foi ainda mais emocionante porque fui o último. Os outros quatro jogadores do meu time, dois ganharam e dois perderam. Eu sabia que meu jogo definiria”, conta Daniel.
Com o green do 18 lotado de jogadores e torcedores, Daniel venceu o oponente por uma tacada de vantagem, e garantiu seu time na grande final.“Classificar para as finais e em cima dos maiores rivais, foi uma das melhores sensações que eu já tive com o golfe”, lembra o curitibano.
No dia seguinte, na finalíssima contra o time de Oklahoma, um 3 x 2 deu aos golfistas da NSU, pela terceira vez na história, o título de Campeões Nacionais da NCAA div 2.
“Foi realmente uma grande conquista. O nosso time foi campeão nacional duas vezes antes, em 2012 e 2015. Mas desde 2015 não conseguíamos nem qualificar para o nacional, dai esse ano não só qualificamos como ganhamos o campeonato”, comemorou Daniel.
O campeonato americano
A National Collegiate Athletic Association (NCAA) é uma organização que supervisiona os programas esportivos universitários nos EUA. As escolas da DII são caracterizadas por suas excelentes instalações acadêmicas e esportivas, oferecendo aos estudantes-atletas a oportunidade de competir em um alto nível atlético enquanto buscam sua educação.
Além de competir pelo título nacional, os estudantes-atletas da NCAA DII de golfe têm a oportunidade de se desenvolver tanto no aspecto esportivo quanto no acadêmico. O grande objetivo é buscar uma educação de qualidade, enquanto aprimoram suas habilidades no golfe. O caminho de muitos desses jogadores, após a faculdade, é o cenário profissional.