O golfista paranaense Renato Silva Filho será um dos representantes do Brasil na Copa Los Andes 2023 – 77° Campeonato Sul-Americano Amador por Equipes. O tradicional torneio amador, que reúne jogadores de 10 países, será realizado de 22 a 25 de novembro, no Club Campestre de Cali, Colômbia.
A Confederação Brasileira de Golfe (CBGolfe) divulgou a convocação dos golfistas que representarão o país e, ao lado de Renatinho estarão Andrey Xavier, Marcos Negrini, Matheus Balestrin e Thomas Choi.
A equipe feminina será formada pelas golfistas Fernanda Lacaz, Lauren Grinberg, Maria Eugênia Peres, Marina Nonaka e Valentina Bosselmann.
Participam da principal competição por equipes da América Latina golfistas da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. O torneio é uma realização da Federação Sul-Americana de Golf.
No ano passado, a Copa Los Andes foi realizada no Brasil e os campeões foram a Argentina, no masculino, e a Colômbia, no feminino. A equipe masculina da Argentina foi bicampeã consecutiva e a equipe feminina colombiana conseguiu seu terceiro título consecutivo.
O Brasil foi campeão da Los Andes pela última vez em 2018, no masculino, no Uruguai, e campeão nas duas categorias em 2002 quando o torneio foi realizado no Rio de Janeiro. A equipe masculina brasileira já foi nove vezes campeã e a equipe feminina dez vezes campeã do Campeonato Sul-Americano de Golfe – Copa Los Andes.
A delegação brasileira participa da Copa Los Andes 2023 com o apoio da Confederação Brasileira de Golfe e do Comitê Olímpico do Brasil, através de projetos com recursos da Lei das Loterias.
*com informações da CBGolfe