Na última quinta-feira (8), alunos da Escola Municipal Olívio Soares Sabóia, de Curitiba, sentiram de perto o que é participar de um torneio oficial de golfe. O grupo, formado por 20 crianças, esteve no campo no Alphaville Graciosa Clube durante a disputa do Tour Nacional de Golfe Juvenil 2022 – etapa local FPCG, disputado de 7 a 9 de dezembro.
Eles tiveram a oportunidade de ver de perto a competição e ainda tiveram contato com os tacos, bolas e campo profissionais, além de ainda darem algumas tacadas.
As crianças fazem parte do “Golfe para a Vida”, um dos principais projetos de iniciação de golfe do país, que, nesta escola, é coordenado pela professora de Educação Física, Caroline Brito, capacitada para o desenvolvimento das aulas em 2015.
“Em nossas aulas de golfe na escola, os estudantes vivenciam o esporte em uma quadra poliesportiva e conhecem o campo por meio de fotos e vídeos. A experiência de visitar o campo de golfe foi inesquecível! As crianças ficaram encantadas com cada detalhe e disseram que foi muito legal poder acompanhar algumas tacadas de atletas profissionais. Aqueles que não puderam ir, não veem a hora de chegar sua vez de terem a oportunidade de estarem no campo”, conta Caroline.
O grupo foi recepcionado pelo capitão de golfe do Alphaville, Dr. Geninho Thomé, que trocou experiências com os alunos.
O PROJETO
Voltado para crianças e adolescentes, o projeto tem como objetivo identificar e formar novos talentos, além da introdução de noções de cidadania através dos princípios do esporte.
Implantado no Brasil pela Confederação Brasileira de Golfe (CBG) em 2012, o “Golfe para a Vida” já colocou crianças de várias partes do país em contato com a modalidade.
Os tacos e bolas utilizados são adaptados para que aos poucos os alunos passem a se familiarizar com o esporte. São bolas coloridas e maiores que as convencionais. No lugar dos buracos, alvos de diferentes tamanhos são usados para facilitar a iniciação dos pequenos atletas.
Professores de Educação Física foram especialmente capacitados para desenvolver a atividade durante as aulas regulares em diferentes escolas, e graças ao projeto, muitas pessoas que jamais teriam a oportunidade de jogar golfe já se aproximaram e passaram a conhecer o esporte.