Foi inaugurado, nesta segunda-feira, 30, o 1º campo de Golf-7, modalidade criada no Paraná para a o desenvolvimento de pessoas com necessidades especiais. O evento aconteceu na Escola Especial Fenix, em Curitiba, e contou com a presença de representantes do golfe paranaense e de diversas escolas que participam do projeto. Logo após a abertura do novo campo, deu-se início ao 1º Campeonato Paranaense de Golf-7.
O dia foi marcado por muita alegria e descontração. As 14 escolas presentes receberam seus novos kits, compostos por uma bolsa, tacos, bolas e tees profissionais, que serviram para a disputa do campeonato e, a partir de agora, vão fazer parte do material das escolas, facilitando a prática da atividade.
O Campeonato Paranaense aconteceu de duas maneiras – por buraco ou por tacada. No caso da disputa por buraco, todos os jogadores (de dois a quatro) saem ao mesmo tempo da base, ao apito do árbitro, e vence aquele que acertar a bolinha no buraco antes. O processo é repetido em cada um dos sete buracos do campo e no final, ganha quem tiver a melhor média. Já na disputa por tacadas, assim como no golfe tradicional, vence quem finaliza com o menor número de tacadas.
O campo da Escola Fênix foi o primeiro de quatro que ainda serão inaugurados ao longo dos próximos meses graças ao patrocínio das empresas: Mili, Servopa, Condor, Usaçucar e por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.
O Golf-7
A modalidade foi criada em 2005 pela professora de educação física Fátima Alves da Cruz. Foi ela quem enxergou nas características do golfe um caminho para o desenvolvimento de seus alunos. Com o apoio da Federação Paranaense e Catarinense de Golfe conseguiu a expansão deste projeto.
Atualmente a modalidade é aplicada com frequência nas escolas especiais, que passaram a participar até de grandes eventos esportivos como o PARAJAPS – Jogos Abertos do Paraná –, que acontecem neste final de semana no Parque Barigui, em Curitiba. A disputa tanto dentro das escolas quanto nos torneios, é sempre comandada por um profissional de educação física.
Em 2016 o Golf-7 completa 11 anos sendo que, neste período, o golfe já entrou para a vida de milhares crianças e transformou-se em uma ferramenta de sociabilização, possibilitando o desenvolvimento destes praticantes por meio dos valores do esporte, como: respeito, paciência, foco e coordenação.