Muita gente fala que as Regras do Golfe que entraram em vigor em 1º de janeiro de 2016 proibiram o uso de putters longos. Isso não é verdade. Não foi feita uma regra nova sobre o equipamento de golfe, os putters. Os que eram de uso permitido continuam a ser. O que mudou foi a regra sobre como você pode ou não usar esses putters, sejam médios ou longos, que agora não podem mais ser apoiados no corpo, o que se convencionou chamar de “ancoragem”.
O novo artigo proposto para a Regra 14-1b proíbe executar uma tacada com qualquer parte do taco – ou da mão que faz o grip – ancorada, isto é, encosta no corpo para dar apoio. Isso vale também para quem apoia parte do braço contra o corpo.
14-1b Ancorar o taco
Ao fazer uma tacada, o jogador não pode ancorar o taco, seja diretamente ou usando um “ponto de apoio”.
Nota 1: O taco está diretamente ancorado quando o jogador intencionalmente mantém o taco ou a mão do grip em contato com qualquer parte de seu corpo, exceto que o jogador pode manter o taco ou a mão do grip encostado contra a outra mão ou o antebraço.
Nota 2: Um “ponto de apoio” existe quando o jogador intencionalmente mantém um antebraço em contato com qualquer parte de seu corpo para fazer de uma mão um ponto estável em torno de qual o outro lado pode fazer o swing.
Penalidade
Ancorar o putter durante a tacada implicará em duas tacadas de penalidade (stroke play) ou perda do buraco (match play), como qualquer outra infração à Regra 14-1.
Fonte: Associação Brasileira de Golfe Sênior