O 42º Torneio Aberto do PL Golf Clube, uma das mais tradicionais e importantes competições de golfe do Brasil, teve término neste domingo, 21 de maio, debaixo de uma chuva constante. O profissional Pablo de la Rua levou o prêmio de R$ 11,5 mil dos R$ 60 mil distribuídos para os 24 profissionais convidados; Jinbo Ha foi o campeão dentre os amadores e ganhou 15 pontos para o ranking da Federação Paulista de Golfe (FPG), para assumir a liderança do ranking paulista.
O paranaense somou 137 (67-70) tacadas, sete abaixo do par, jogando dos tees azuis, e o amador coreano, radicado em São Paulo, Jinbo Há, do Terras de São José, marcou 133 (66-67), 11 abaixo, dos tees brancos, ambos lideraram de ponta a ponta a competição.
Pablo que havia jogado apenas dois torneios este ano – um minitour no Pine Hill e um evento local, em Maringá, ambos no Paraná – venceu pela segunda vez o Aberto do PL. “Esse título me animou a voltar a treinar e jogar mais.”, diz Pablo, que se prepara agora para jogar a segunda etapa do Mini Tour Profissional de Golfe (MTPG) de 2017, em Ribeirão Preto, antes de viajar para jogar e treinar nos EUA, com alunos do Pine Hill, de Toledo (PR), onde é head-pro há dois anos, contando com grande apoio de Denis Sperafico, o presidente do clube.
Destaques – Rodrigo Lee, um dos dois brasileiros que disputam o PGA Tour Latinoamérica, começou o dia perdendo por três tacadas, chegou a reduzir a diferença para apenas uma, mas voltou a perder terreno, para ser vice-campeão, com 140 (70-70), quatro abaixo do par. O pódio foi completado por Felipe Navarro, o único a jogar abaixo de 70 no domingo, que terminou com 141 (72-69), três abaixo. Em quarto, com 144, o par do campo, terminaram Ronaldo Francisco (71-73), que completou 47 anos neste domingo, e Rafa Barcellos, vice-líder da estreia (68-76).
Completaram os Top 10 Joao Corteiz (76-71), Rogério Bernardo (74-74), o boliviano Jorge Salvatierra (71-77), Erik Andersson (75-75), Acácio Jorge Pedro (79-72) e Daniel Staff (72-79). Sete dos dez primeiros colocados jogam (caso de Rodrigo) ou já jogaram no PGA Tour LA. As exceções são o campeão Pablo, Corteiz, Erik e Acácio, que dividiu o décimo lugar.
Amadores – A competição amadora foi dominada por Jinbo Ha, que mais uma vez não teve adversários. Apesar de um bogey no 18, apenas o seu segundo da semana, ele somou 133 (66-67) tacadas, 11 abaixo do par, para vencer por dez de vantagem, num torneio em que jogou para birdie em quase todos os 36 buracos. Jinbo prepara-se para ser profissional de golfe, mas ainda não definiu a data. “Se continuar jogando bem, vai ser em breve; caso contrário, adio um pouco mais”, disse ele, que preferiu discursar em inglês na entrega de prêmios, por não dominar bem o português.
Com Jinbo Ha disparado na frente, a maior emoção foi a disputa pelo segundo lugar. Matheus Park, do Paradise, jogou cinco abaixo na volta final, a segunda melhor marca do torneio, para ser o vice-campeão com 143 (76-67) tacadas, no desempate contra o irmão mais velho Lucas Park, que também somou uma abaixo (72-71) e levou a medalha de bronze.
Os dois vice-líderes da véspera não conseguiram repetir o bom desempenho sob chuva e dividiram o quarto lugar, com 147 (70-77): Fernando Augusto Silva, da Academia GolfRange Campinas, e Joakim Thrane, do Clube de Campo. Gabriel Pedone (72-79), do São Paulo; Paulo Vitor Matos (74-80), do Ipê; Alex Yugo Hirai, do São Fernando (75-80); Francisco Ishihara, do PL (83-73); e Guilherme Jacone, do Arujá (77-79), completaram os Top 10.
Handicaps – O resultado de Jinbo, que jogou com handicap +2, foi tão fantástico, que mesmo dando quatro tacadas para o campo (duas por rodada) teria sido o campeão da categoria com handicap índex até 8,5, com 137, se os prêmios fossem acumuláveis. O troféu, no entanto, ficou em boas mãos, as do juvenil Gabriel Pedone, do São Paulo, que somou 137 (65-72), numa das melhores exibições de sua carreira sobretudo no primeiro dia, quando jogou o par de campo gross. Jacone ficou em segundo, com 139 (74-65), seguido por Fernando Silva (66-73) o número 1 do ranking paulista com handicap e, agora, terceiro do ranking scratch, que comemorou seu décimo pódio consecutivo.
Na 8,6 a 14, Carlos Momose, do São Paulo Futebol Clube, venceu com 140 (69-71). Roberto Neeser, de São José, foi o vice, com 141 (73-68), no desempate com Marcos Park, o mais novo dos três irmãos do Paradise, que fez os mesmos parciais. Na 14,1 a 19,4, Eugenio Martins Neto, presidente do Clube de Golfe de Campinas, foi o campeão, com 138 (72-66), no desempate com Joao Migotto, do São Fernando (70-68). Luis Massateru Kibe, do PL, ficou em terceiro, com 141 (68-73).
Nas 19,5 a 25,7, venceu Roberto Elias Rodrigues, do Taiá, com 137 (68-69), seguido por Paulo Cesar Goncalves, do Avaré, com 145 (69-76), no desempate contra Shigueru Yonemura (67-78), diretamente filiado à FPG (67-78). Houve ainda uma competição exclusiva para os convidados VIPs do torneio, vencida por Gabriel Santos, com 74 tacadas. Kanjo Ishizaki foi o vice, com 79, no desempate com Shigeo Hayashi, presidente do PL. Mario Numada, presidente do Arujá, terminou a seguir, com 80.
Premiação – A mesa de entrega de prêmios foi composta pelo Consul do Japão em São Paulo, Takahiro Nakamae; por Antônio Padula, presidente da FPG; Luiz Martins, presidente da PGA do Brasil; Shigeo Hayashi, presidente do PL; Mario Numada, presidente do Arujá; Eugenio Martins Neto, presidente do Clube de Golfe de Campinas; e ainda por Takeshi Inoue, capitão do PL, pelo representante da Perfect Liberty, e por Luiz Carlos Pinto, o mais velho profissional de golfe em atividade no país. Zé Luiz Monteiro, prefeito de Arujá, também participou.
O Aberto do PL, organizado pelo clube, com supervisão da FPG, contou com o apoio de 52 empresas, que se cotizaram para bancar todo o torneio, incluindo o prêmio dos profissionais e o magnífico banquete de comida japonesa que encerrou a festa. Houve ainda farta distribuição de prêmios para todos que subiram ao pódio, e dezenas de sorteios para os demais jogadores.
Clique aqui para ver os resultados completos do torneio
Fonte: fpg.com.br